O último trem do sertão

Os trilhos da R.F.F.S.A. foram retirados do centro de Sete Lagoas, MG. O cinegrafista Jorge Concórdia registrou a partida do último trem de passageiros, com destino à capital mineira, no dia 18/12/1992.

Venda de vagões no Brasil deve dobrar em 2010

Áreas de mineração, grãos, açúcar e fertizantes vão ajudar a expansão do setor


A indústria brasileira de equipamentos ferroviários estima venda de 2 mil a 2,5 mil vagões em 2010, pelo menos o dobro do registrado no ano passado, de acordo com a Abifer, associação que reúne empresas do setor.

Em 2009, os clientes da indústria nacional de materiais ferroviários - pressionados pela crise financeira internacional - reduziram encomendas. Diante desse quadro, as vendas do setor somaram R$ 2,1 bilhões, informou nesta segunda-feira (1º) o presidente da Abifer, Vicente Abate.

O total de vagões comercializados em 2009 foi de 1.022 unidades. O faturamento da indústria leva em conta, além dos vagões, locomotivas, carros e outros equipamentos ferroviários. A cifra não inclui os gastos com trilhos, que são importados.

Apesar do crescimento anual na quantidade de vagões, o setor ainda vai ficar longe de alcançar o recorde histórico, de 7.249 vagões de 2005, e ainda abaixo das 5.118 unidades vendidas em 2008, conforme a associação.

Segundo o presidente da Abifer, os vagões deste ano vão atender mais à demanda crescente dos setores de mineração, grãos, açúcar e fertilizantes.

- Em 2010, a crise se foi. Estamos falando em mais R$ 300 milhões a R$ 400 milhões a mais no faturamento do setor este ano.

A expectativa da entidade para carros (que transportam passageiros) é de vendas de 500 a 550 unidades, depois de 438 unidades comercializadas em 2009. Em locomotivas, a previsão da Abifer para vendas em 2010 é de 60 a 70 máquinas, ante 20 unidades no último ano.

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